Delanté Marketing Delanté Marketing30/01/2025
Delanté Marketing Delanté Marketing|30/01/2025

Duas formas para precificar seus produtos com estratégia

Existem dois conceitos fundamentais em estratégias de vendas quando falamos sobre precificação. São eles a Margem de Lucro e o Markup, embora estejam relacionados, eles possuem diferenças importantes e entender isso vai te ajudar a tomar as melhores e mais inteligentes decisões para o seu estabelecimento. Então vamos explorar o que cada um significa, como aplicar no dia a dia e como calculá-los.

O que é Margem de Lucro?

Margem de Lucro é o percentual que representa quanto do seu preço de venda é lucro levando em consideração cobrir todos os custos.

Como aplicar no dia a dia?

Suponhamos que você venda um produto por R$ 13,89 e o custo que você teve para adquiri foi de R$ 10,00.

  • Primeiro subtraia o preço de venda pelo preço de custo, desta forma: R$ 13,89 – R$ 10,00 = R$ 3,89.
  • Em seguida vamos encontrar a Margem de Lucro dividindo o resultado da subtração que é R$ 3,89 pelo preço de venda que é R$ 13,89 e multiplicando esse valor por 100. Utilizando esse exemplo, a Margem de Lucro é de 28%

Como calcular?

Lucro

  • Preço de Venda – Custo
  • R$ 13,89 – R$ 10,00

Margem de Lucro

  • (Lucro / Preço de Venda) * 100
  • (R$ 3,89 / R$ 13,89) * 100

Conclusão

Com base nos exemplos e simulações apresentadas, entende-se que 28% do preço de venda é lucro.

O que é o Markup?

O Markup é utilizado para determinar o preço de venda com base no custo. Ele considera o que você quer ganhar de lucro sobre o custo do produto.

Como aplicar no dia a dia?

Continuando com o exemplo anterior sobre o produto que teve o custo de R$ 10,00. Suponhamos que você queira um Markup de 40%:

  • Pegue o Custo R$ 10,00 some (Custo R$ 10,00 multiplicado por 0,40) você chegará ao valor de R$ 14,00 para oferecer como preço do seu produto.

Como calcular?

Para encontrar o Markup

  • Preço de Venda – Custo / Custo * 100
  • R$ 14,00 – R$ 10,00 / R$ 10,00 * 100

Para encontrar o preço do produto

  • Custo * (1 + Markup em decimal)
  • R$ 10,00 * (1 + 0,40)

Conclusão

De acordo com os exemplos e simulações demostradas, se aplicado um Markup de 40% sobre o custo do produto exemplificado, deve-se vender a R$ 14,00.

Utilizando no dia a dia

Se você quer uma margem de 30%, então você fará o seguinte cálculo:

  • Custo / (1 – Margem de Lucro)
  • R$ 10,00 / (1 – 0,30) = Preço do Produto R$ 14,29

Mas se deseja um Markup de 30%, então você fará o seguinte cálculo:

  • Custo + (Custo × Markup)
  • R$ 10,00 + (R$ 10,00 × 0,30) = Preço do Produto R$ 13,00

A importância de Margens e Markups equilibrados

A princípio tanto Margens quanto Markups altos parecem atrativos pois resultam em preços mais altos e maiores lucros por unidade. Mas, não podemos deixar de observar uma grande e significativa desvantagem. Os preços elevados podem comprometer o poder de compra dos seus clientes e com isso a redução do volume de vendas.

Em contrapartida, Margens e Markups menores oferecem benefícios estratégicos:

  • Preços mais acessíveis: Permitem que seus produtos se tornem mais competitivos.
  • Maior volume de vendas: Clientes tendem a comprar com maior frequência.
  • Giro de estoque: Evita custos de estocagem e perdas.

Comparação prática

Se você vender um produto com custo de R$ 10,00:

Margem de 30%:

  • Custo ÷ (1 – Margem em decimal)
  • R$ 10,00 ÷ (1 – 0,30) = R$ 14,29

Markup de 30%:

  • Custo × (1 + Markup em decimal)
  • R$ 10,00 × (1 + 0,30) = R$ 13,00

Resultado: Enquanto a Margem de 30% gera um preço final maior (R$ 14,29), o Markup de 30% resulta em um preço mais competitivo (R$ 13,00). Dependendo do seu mercado, o preço mais baixo pode atrair mais clientes e aumentar seu faturamento total.

Dica de Ouro para o Sucesso nas Vendas

Equilíbrio é a chave! Margens e Markups menores ajudam a encontrar o ponto ideal entre preços competitivos e lucratividade. Considere os seguintes passos:

  • Conheça seu mercado: Analise os preços da concorrência e o comportamento do seu público-alvo.
  • Priorize o volume: Em mercados sensíveis a preço, margens menores podem trazer melhores resultados financeiros no longo prazo.
  • Calcule com inteligência: Use ferramentas ou planilhas para simular diferentes cenários e identificar o impacto de ajustes na sua precificação.

Conclusão:

Margens e Markups menores não significam menos lucro; eles representam uma estratégia mais sustentável e inteligente, que fideliza clientes e mantém seu fluxo de caixa saudável. Prefira um crescimento constante a curto prazo a uma margem alta que possa limitar suas vendas.

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